Liga Ouro - Com briga por posições acirrada, quinta semana terá jogos decisivos
Fora de casa, Sport tentará vitória para ficar em situação confortável na tabela
(Walter Natálio/Divulgação)
Rio Claro, do ala Caio Ranches, precisa vencer para seguir vivo na briga
(Luiz Pires/LNB)
Ala Castellon, do Campo Mourão, é o cestinha da Liga Ouro até o momento
(Luiz Pires/LNB)
Lins é o líder e depende apenas de si para assegurar a classificação
(Luiz Pires/LNB)
Diferença entre o primeiro e o quarto colocado é de apenas duas vitórias e todos os times ainda possuem chances de ficar em qualquer uma das quatro posições ao final da primeira fase
07.04.2014
|
6 visualizações
A disputa entre as quatro equipes participantes da Liga Ouro 2014 está eletrizante. Com os times bem próximos na tabela de classificação, a Divisão de Acesso ao NBB está na reta final de sua primeira fase e, nesta semana, a quinta do campeonato, serão realizadas partidas cruciais na briga pela sobrevivência na competição.
De acordo com o regulamento do campeonato, o líder da primeira fase se classifica diretamente para a Final, enquanto que segundo e terceiro colocados disputarão um playoff em melhor de cinco jogos para ser definido o outro finalista. Por sua vez, a equipe que terminar a etapa inicial na quarta colocação estará fora da disputa pela vaga na elite do basquete brasileiro.
No atual cenário, as quatro equipes estão bastante próximas na tabela de classificação e todas seguem com chances de terminar a primeira fase em qualquer uma das quatro posições. Passados oito jogos, o Lins Basquete é o líder, com cinco vitórias e três derrotas (62,5% de aproveitamento), Sport Club do Recife e Campo Mourão Basquete dividem a segunda colocação, ambos com campanha de 50% de aproveitamento (quatro vitórias e quatro derrotas) e o Rio Claro Basquete aparece na quarta colocação, com três triunfos e cinco reveses (37,5% de aproveitamento).
Com a grande proximidade na tabela, as equipes farão jogos decisivos na luta pela classificação. Com a pior campanha até o momento, Rio Claro receberá o Sport para duas partidas no Ginásio "Felipão", no interior paulista: nesta terça-feira, às 20 horas (de Brasília), e no dia seguinte, no mesmo horário. Enquanto isso, no Paraná, o Campo Mourão duelará com o líder Lins no Ginásio de Esportes JK nos mesmos dias e horários dos duelos entre rio-clarenses e nordestinos.
"Se quisermos algo no campeonato, precisamos vencer esses dois jogos. Tivemos um momento ruim no meio da competição e agora temos que tentar mudar esse cenário. Só as vitórias nos interessam e vamos com bastante foco para conquistar estes resultados ao lado de nosso torcedor", disse o ala Caio Ranches, do Rio Claro, segundo maior pontuador da Liga Ouro, com média de 14,6 pontos por jogo.
Os confrontos entre Campo Mourão e Lins podem mexer na ponta da tabela. Caso vença as duas partidas em casa, o esquadrão paranaense ultrapassará o time do interior paulista e assumirá a liderança. Porém, os atuais donos do primeiro posto terão a chance de ampliar ainda mais sua vantagem em relação a seus concorrentes.
"Estamos pensando em um jogo de cada vez, mas sabemos que podemos assumir a liderança ao final dessa semana. Vamos dar nosso máximo e sabemos que teremos dificuldades, já que Lins tem um grande time e também quer a liderança. Mas estaremos atuando em casa, ao lado da nossa torcida, e daremos nosso máximo para sairmos vitoriosos nesses dois jogos", afirmou o ala campo-mourense Castellon, cestinha da competição, com média de 19 pontos por partida.
Depois das disputas da quinta semana, cada equipe disputará apenas mais duas partidas antes da definição das posições. Diante desse cenário e com a briga completamente em aberto, o clima de decisão já tomou conta dos times e as partidas serão encaradas como finais por cada um dos quatro esquadrões que lutam por uma vaga no NBB na próxima temporada.
"É uma rodada decisiva para todo mundo. Vamos atuar fora de casa, diante de uma equipe muito forte e experiente, mas vamos em busca de pelo menos uma vitória. Rio Claro está em último, mas a gente sabe que pode mudar tudo depois dessa semana. Vamos para essas partidas com a cabeça no lugar e pensando degrau por degrau para beliscarmos um lugar ao sol", declarou o técnico do time rubro-negro, Ricardo Oliveira.
Confira as partidas da quinta semana de disputas da Liga Ouro 2014:
- 08/04 (terça-feira):
20h - Rio Claro Basquete x Sport Club do Recife
20h - Campo Mourão Basquete x Lins Basquete
- 09/04 (quarta-feira):
20h - Rio Claro Basquete x Sport Club do Recife
20h - Campo Mourão Basquete x Lins Basquete
Pivô que começa a Liga Ouro sendo destaque de seu time, Wesley Sena, do Cruzeiro, revive a experiência de disputar a competição por um time mineiro, buscando o título dessa vez
Danilo Penteado é o primeiro destaque da Liga Ouro, ao ser o cestinha da Liga Sorocabana na primeira vitória; ala/pivô encara a competição como um novo começo para sua carreira
Liga Sorocabana de Basquete e Cruzeiro Basquete se enfrentam no jogo de abertura da Liga Ouro 2025, neste domingo (16/03), em Sorocaba; Basket Osasco e Minas Tênis Clube B também entram em quadra