NBB

Com nova identidade visual, Liga Ouro volta ao calendário da LNB em 2025

Divisão de Acesso ao NBB CAIXA retorna com seis equipes de três Estados; competição terá início no dia 15 de março

20.01.2025  |  453 visualizações

A Liga Ouro está de volta! A divisão de acesso ao NBB CAIXA, que foi disputada entre 2014 e 2019, terá participação de seis equipes em sua edição de retorno em 2025. A competição vai começar em 15 de março e vem com uma nova identidade visual, seguindo o padrão de logo adotado no NBB CAIXA e na Liga de Desenvolvimento de Basquete.

Entre os seis participantes estão duas equipes que já disputaram o NBB CAIXA: Liga Sorocabana de Basquete e Esporte Clube Vitória. Com participação na Liga de Desenvolvimento da Basquete de 2024, o Cruzeiro Basquete também estará presente na Liga Ouro, assim como o Basket Osasco, que chegou nas quartas de final da última edição do Campeonato Paulista.

Além de Liga Sorocabana de Basquete, Esporte Clube Vitória, Cruzeiro Basquete e Basket Osasco, a Liga Ouro contará com duas equipes que estão no NBB CAIXA. EC Pinheiros e Minas Tênis Clube estão confirmados na edição de retorno da divisão de acesso, onde vão atuar com equipes B.

Sistema de disputa

O sistema de disputa, decidido pelos participantes em reunião virtual nesta segunda-feira (20/01), colocará os seis times se enfrentando em turno e returno na primeira fase, com os dois primeiros colocados avançando diretamente para disputa das semifinais. Nos playoffs de quartas de final, o 3º enfrenta o 6º e o 4º encara o 5º, em uma melhor de três jogos. A vaga na decisão também será em uma série melhor de três. Já a final será em uma melhor de cinco.

A equipe campeã tem direito a pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2025/26, desde que atenda aos requisitos estabelecidos pela LNB. Caso não consiga apresentar todos os comprovantes necessários, o segundo colocado ganha prioridade e assim por diante. EC Pinheiros e Minas Tênis Clube, que já participam do NBB CAIXA, não podem subir, mesmo se forem campeões. Desta forma, o time seguinte na classificação final da Liga Ouro herdará essa possibilidade.

Expectativa lá em cima

"É uma emoção muito grande fazer parte novamente da Liga Nacional de Basquete, saber que estamos a um passo do NBB CAIXA. Conseguimos, nesses sete anos que ficamos fora, manter nossa estrutura e disputar outros campeonatos para poder realizar esse sonho da nossa volta. Sabemos que vai ser um campeonato muito difícil, sabemos que é o primeiro passo para o sonho de trazer mais uma vez o NBB para Sorocaba. Estamos trabalhando muito, incessantemente nesses dois meses e queremos representar da melhor forma possível. Hoje, com outro pensamento, outra filosofia de trabalho e acredito muito que vai ser um grande campeonato e uma grande volta da LSB em âmbito nacional. Como eu falei é o primeiro passo de vários que queremos dar para alcançar o NBB CAIXA. E agradecemos demais o convite da Liga Nacional em poder estar participando desse campeonato. A Liga Ouro vai ser fantástica. Estamos felizes", afirmou Rinaldo Rodrigues, diretor e técnico da Liga Sorocabana de Basquete.

Diretor executivo do Basket Osasco, João Ricardo Lourenço demonstra o tamanho da motivação da equipe de São Paulo em participar da Liga Ouro. “O Basket Osasco celebra este momento com alegria e foco nos objetivos para a temporada 2025. Será um prazer jogar pela primeira vez uma competição da Liga Nacional de Basquete e, ao mesmo tempo, um desafio do tamanho dos nossos sonhos. Já estamos trabalhando com muita seriedade para fazer uma grande Liga Ouro e elevar cada vez mais o nome de Osasco no cenário nacional do basquete profissional."

"Clube e torcida criam uma grande expectativa em torno dessa chance de voltar ao NBB CAIXA. Sempre foi o maior alvo do novo projeto, voltamos há apenas dois anos na modalidade com uma nova dinâmica e perspectiva", afirmou Augusto Britto, coordenador de basquete do Esporte Clube Vitória. "Como toda competição entramos para vencer, obviamente respeitando os adversários, mas um time com o peso da nossa camisa visa sempre o topo, estamos felizes com o suporte e apoio da Liga Nacional e ansiosos para o início da nossa temporada", acrescentou.

Gestor do Cruzeiro Basquete, Kaká Carone está empolgado em participar da Liga Ouro. "É mais um passo em busca de onde queremos estar. Desde o início do projeto falam que o Cruzeiro de Basquete veio para estar entre as maiores equipes de basquete nacional. É cumprir mais uma etapa em busca de um objetivo coletivo. E hoje não é uma vontade só da nossa diretoria, é uma cobrança do nosso torcedor, da própria instituição. É mais uma história que vai ser escrita no trajeto do time de basquete do Cruzeiro", afirmou. "Estamos em um processo de crescimento desde quando retornamos com o basquete. É uma temporada de muito otimismo. Vamos jogar a Liga Ouro, vamos repetir o processo da Liga de Desenvolvimento e tentar buscar o objetivo principal de tudo isso que é estar no NBB CAIXA na temporada 2025/26", completou.

Clubes participantes da Liga Ouro 2025:

- Cruzeiro Basquete (MG)
- Liga Sorocabana de Basquete (SP)
- Basket Osasco (SP)
- Esporte Clube Vitória (BA)
- Esporte Clube Pinheiros (SP)
- Minas Tênis Clube (MG)

Todos os campeões da Liga Ouro:

2014 – Rio Claro Basquete (SP)
2015 – Caxias do Sul Basquete (RS)
2016 – Vasco da Gama (RJ)
2017 – Botafogo (RJ)
2018 – Corinthians (SP)
2019 – Unifacisa (PB)

A família cresceu

A família cresceu. Depois de Alex Garcia e Lucas Dias é o momento de homenagear Márcio Dornelles. O novo logo da Liga Ouro, torneio que teve o seu retorno anunciado nesta segunda-feira (20/01), tem como inspiração o ex-jogador, que construiu uma trajetória vitoriosa na carreira. O ala disputou duas edições do torneio de acesso ao NBB CAIXA, sendo campeão com o Vasco da Gama em 2016, e vice com o São José, em 2018.

A imagem utilizada para criação da identidade visual do torneio foi o jumpshot, jogada que foi sua assinatura ao longo dos quase 30 anos nas quadras. "Essa é minha jogada mais marcante. Como o (ex-técnico) Hélio (Rubens) falava, é o melhor jumpshot do Brasil. Esse é o símbolo da minha melhor bola. É aquele lance em que eu ficava 2, 3 segundos parado no ar para esperar o marcador descer para depois arremessar. Está aprovadíssimo", afirmou Márcio Dornelles ao ver o logo pela primeira vez. "E ver esse jumpshot, que realmente é diferente, agora junto com Alex Garcia e Lucas Dias, e eu sendo representado, com tantos jogadores que poderiam ser escolhidos, me sinto muito honrado. Só tenho de agradecer", completou.

Márcio Dornelles ficou bastante emocionado ao ver o logo da Liga Ouro. Segundo ele, é uma oportunidade única de o seu filho Vithor ter uma dimensão do tamanho da importância do pai para o basquete. "Só tenho de agradecer. Vocês não têm ideia da importância dessa lembrança para mim. É emocionante. Meu filho não teve oportunidade de me ver jogar, não teve essa vivência igual à minha filha mais velha, então é legal para ele saber essa importância que eu tive no basquete", afirmou.

Eternizado ao lado de Alex Garcia (NBB CAIXA) e Lucas Dias (LDB), Márcio Dornelles, além das duas participações na Liga Ouro, disputou também 11 edições do NBB CAIXA, com passagem por equipes como Franca, Pinheiros, Macaé e Campo Mourão. Foram 312 jogos no principal campeonato de basquete do País, com 3,577 pontos (42º cestinha da história), além de 967 rebotes e 363 assistências. A passagem mais vitoriosa foi pelo Franca, onde foi campeão brasileiro, tricampeão paulista, campeão pan-americano e vice-campeão do NBB CAIXA 2010/11. Além disso, pelo Pinheiros, foi campeão paulista e da Liga das Américas 2013.

A família cresceu

O novo logo da Liga Ouro segue um processo de criação que começou com o NBB CAIXA. No evento de lançamento da temporada 2022/2023, em 12 de outubro de 2022, o logo que faz justa homenagem ao ídolo Alex Garcia foi divulgado. O tradicional gancho de mão direita (mesmo ele sendo canhoto) do atleta ganhou destaque e trouxe modernidade para o torneio. A lenda do Bauru Basket jogou todas as 17 edições do campeonato e tem quatro títulos no currículo.

Com inspiração no logo do NBB CAIXA, a LDB também teve sua identidade visual reformulada e a silhueta de Lucas Dias e seu fadeaway foram estampados no novo logo da competição. Atualmente defendendo o Sesi Franca, o ala-pivô competiu nos cinco primeiros anos de LDB pelo Pinheiros, clube com o qual foi campeão na sua última participação, em 2015. A divulgação foi feita em 31 de maio de 2024 e emocionou o jogador.

Leia também...
19.04.2025

Com o fim da temporada regular, começam as oitavas dos Playoffs do NBB CAIXA 2024/25 nesta terça-feira (22/04); confira como ficaram os confrontos, datas e horários dos jogos

18.04.2025

TV Cultura

17.04.2025

Disney+/ESPN

17.04.2025

Jogo entre Bauru Basket e R10 Score Vasco da Gama terá um componente a mais do que a disputa direta por posições: Alex e Marquinhos podem protagonizar último duelo das lendas