A sétima edição da Copa Super 8 vai começar. E o segundo jogo das quartas de final terá um duelo inédito na competição, entre CAIXA/Brasília Basquete e Ceisc/União Corinthians, os dois estreantes na edição 2025. A bola sobe às 19h30 do sábado (25/01) na Arena BRB/Nilson Nelson, em Brasília (DF). Para quem for acompanhar à distância, sportv, YouTube do NBB CAIXA e NBB BasquetPass transmitirão ao vivo.
CAIXA/Brasília Basquete x CEISC/União Corinthians será o segundo duelo das quartas de final da edição de 2025 da Copa Super 8. A única certeza desse duelo é que haverá um semifinalista inédito ao final deste embate. Isso porque as duas equipes farão suas estreias na competição, nenhuma participou das seis anteriores. Mesmo com uma história rica dos dois clubes no basquete, nenhum deles ficou entre os oito primeiros colocados ao final do primeiro turno das últimas temporadas do NBB CAIXA.
O CAIXA/Brasília vem de um processo de reestruturação nos últimos anos. É considerado o “herdeiro” do outro time de mesmo nome, o Brasília Wolves, que foi o primeiro tricampeão seguido do NBB CAIXA (2009/10, 2010/11 e 2011/12). A Copa Super 8 de 2025 significa mais um passo nessa remontagem de um dos times que já rivalizou com Flamengo.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
Campeão nacional em 1994, o Ceisc/União Corinthians teve, 30 anos depois, sua primeira classificação aos playoffs do NBB CAIXA na temporada de 2023/24 e garantiu vaga para a Copa Super 8 pela primeira vez no final do mesmo ano. A competição pode representar outro título nacional na sua galeria. É o time mais jovem do NBB CAIXA, entrando em 2021/22, ou seja, está na quarta temporada, tempo menor do que a existência da Copa Super 8.
O CAIXA/Brasília garantiu a vaga para edição de 2025 da Copa Super 8 com três rodadas de antecedência no primeiro turno no NBB CAIXA, mas ficando na quarta colocação pelos critérios de desempate, o que lhe dá a vantagem de decidir a fase de quartas de final em seu ginásio. Terá esse privilégio se avançar à semifinal e seu adversário for o São Paulo (8º), que teve classificação mais baixa. Da mesma forma vale para uma possível final, só decidindo no Distrito Federal, caso avance e o adversário seja alguém entre 6º (Pinheiros) e 7º (R10 Score Vasco da Gama). Qualquer outra combinação, será longe de seu torcedor.
O armador Lucas Lacerda tem sido um dos que mais chamam a atenção no CAIXA/Brasília na temporada 2024/25 do NBB CAIXA. Foi eleito o destaque da última semana de dezembro e compôs o quinteto ideal do mesmo mês. Está entre os três primeiros da equipe em três dos quatro principais quesitos: 15 pontos por jogo (3º), 2,64 rebotes (7º), 5,4 assistências (líder) para uma eficiência de 15,2 (2º).
Campanha 1º Turno NBB CAIXA 2024/25: 28 pontos, 64,7% de aproveitamento, 11 vitórias e 6 derrotas (4º Lugar).
RETROSPECTO DE ESTREIAS NA SUPER 8
2025 – Estreia contra Ceisc/União Corinthians
É o 16º time diferente a participar da Copa Super 8.
Similarmente, o Ceisc/União Corinthians garantiu sua vaga na Copa Super 8 na última rodada do primeiro turno no NBB CAIXA, ficando na quinta colocação pelos critérios de desempate de confrontos diretos. Para contar com sua torcida no Arnão e repetir a melhor média de público do NBB CAIXA, tem que contar com as mesmas condições do adversário das quartas. Precisa da vitória própria e do São Paulo para uma semifinal no Rio Grande do Sul. E uma nova vitória e ida de Pinheiros ou R10 Score Vasco da Gama à final.
Pelo Ceisc/União Corinthians, o norte-americano Duane Jonhson é um dos principais nomes para a campanha histórica do time. Fez parte do quinteto ideal dos meses de novembro e dezembro, feito que só Alexey (pelo Flamengo) repetiu nessa temporada. É sua segunda temporada no NBB CAIXA, mas o ala mostra que comanda nos principais quesitos do time gaúcho. Tem médias de 15,8 pontos (1º), 4,6 rebotes (2º), 2,9 assistências (3º) para 16,1 de eficiência (líder do time).
Campanha 1º Turno NBB CAIXA 2024/25: 27 pontos, 58,8% de aproveitamento, 10 vitórias e 7 derrotas (5º Lugar).
RETROSPECTO DE ESTREIAS NA SUPER 8
2025 – Estreia contra CAIXA/Brasília
É o 17º time diferente a participar da Copa Super 8.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Com o fim da temporada regular, começam as oitavas dos Playoffs do NBB CAIXA 2024/25 nesta terça-feira (22/04); confira como ficaram os confrontos, datas e horários dos jogos
TV Cultura
Disney+/ESPN
Jogo entre Bauru Basket e R10 Score Vasco da Gama terá um componente a mais do que a disputa direta por posições: Alex e Marquinhos podem protagonizar último duelo das lendas