NBB

CAIXA/Brasília e Ceisc/União Corinthians apostam em bom desempenho de gringos para conquistar uma inédita semifinal na Super 8

Dois times com conquistas no passado, CAIXA/Brasília Basquete e Ceisc/União Corinthians apostam em jogadores estrangeiros das Américas para chegar longe na Copa Super 8

24.01.2025  |  385 visualizações

O segundo duelo da Copa Super 8 vai ter um "Q" de encontro internacional da OEA (Organização dos Estados Americanos). CAIXA/Brasília Basquete e Ceisc/União Corinthians apostam em jogadores dos Estados Unidos, Bahamas e Argentina para buscar uma semifinal inédita da Copa Super 8. Os times já fizeram história ao chegar pela primeira vez na competição, contudo buscam segurança e desenvolvimento para a fase seguinte, dois dos pilares que regem a Organização internacional, com o auxílio de jogadores estrangeiros.

Muitos pontos ligam as histórias de CAIXA/Brasília Basquete e Ceisc/União Corinthians: ambos tiveram passados com conquistas nacionais relevantes, se classificaram pela primeira vez à Copa Super 8 na edição de 2025 e contam pontuadores que vieram de diversos lugares do continente americano como armas principais dentro de seu jogo.

No CAIXA/Brasília, o ala-armador Anton Cook vem de Oklahoma, nos Estados Unidos, e o ala-pivô David Nesbitt vem de Freeport, de Bahamas. Um da América do Norte e um da América Central que têm algumas temporadas do NBB CAIXA no currículo, Nesbitt, inclusive tem o título com o Paulistano/CORPe, em sua temporada de estreia (2017/18). Ambos chegaram nessa temporada para a equipe da Capital Federal e são fundamentais para o sucesso, até o momento, do time candango na competição nacional, em um perfeito entrosamento com jogadores nacionais como Lucas Lacerda, Gemadinha e Daniel Von Haydin.

+ Siga o NBB CAIXA no Instagram

Cook chegou com a temporada em andamento e, mesmo com 13 partidas das 22 da equipe, é o cestinha da equipe com 19,46 pontos por jogo, sendo simplesmente o segundo maior pontuador de todo o NBB CAIXA na temporada 2024/25. Além disso, tem 2,4 assistências (5º do time) para uma eficiência de 14,5 (3º da equipe). Já Nesbitt é o quarto cestinha do CAIXA/Brasília (13,1 pontos), terceiro reboteiro (5,6) e quarto em eficiência (13,2). Ambos mostram um bom entendimento da proposta que Dedé Barbosa propôs e impulsionaram a equipe à quarta colocação do primeiro turno do principal campeonato de basquete do País.

"O Cook e o Nesbitt são dois jogadores muito bons que precisamos conter para vencer o Brasília. É uma equipe forte, com muitos jogadores talentosos. Espero que seja um confronto muito divertido", reconheceu Duane Johnson, ala americano do Ceisc/União Corinthians.

Falando do ala, que é natural de Upper Darby, encabeça uma lista que tem seu compatriota Raven Barber, pivô de Maryland, e Jony Machuca, armador argentino que traz o tempero latino. Jony tem 10,7 pontos (3º do time), líder em assistências (3,9) e terceiro em eficiência (11,4). Barber, por sua vez, é o quinto em pontos (6,0) e quarto em rebotes (3,7).

Mas Duane é o destaque imbatível da equipe gaúcha. Está entre os três melhores nos principais quesitos, 15,8 pontos (líder e 8º de todo o NBB CAIXA), 4,6 rebotes (2º), 2,9 assistências (3º) para uma eficiência de 16,1 (líder do time). "Depois de jogar no NBB CAIXA por mais de um ano, sinto que meu estilo de jogo se encaixa muito bem nesta liga. Esta temporada somos uma equipa com grandes jogadores, com grande química e uma comissão técnica que junta tudo, sinto que essa é a razão do nosso sucesso", comentou o ala que vive sua segunda temporada pelo Ceisc/União Corinthians.

Nas quartas de final, o Ceisc/União Corinthians não poderá contar com um trunfo que serviu para impulsionar o time à quinta colocação do primeiro turno. Estará longe de seu torcedor, que tem a melhor média de público do NBB CAIXA, no ginásio Arnão. O embate ocorre na Arena BRB/Nilson Nelson, às 19h30, com transmissão do sportv, YouTube do NBB CAIXA e NBB BasquetPass. "Temos torcedores incríveis que testemunharam grandes times no passado e chegar à Copa é um grande passo nessa direção de relembrar essas conquistas. Para evitar armadilhas, só precisamos jogar um jogo de cada vez e nos concentrar em melhorar a cada dia", lamentou Johnson ao mesmo tempo que fez a ponderação.

A possibilidade de jogar a Copa Super 8 em Santa Cruz do Sul nessa edição passa pela vitória contra o CAIXA/Brasília e uma combinação de resultados que passem outras equipes de classificação abaixo do Ceisc/União Corinthians (Pinheiros, R10 Score Vasco da Gama e São Paulo). Como estímulo, basta lembrar que a Unifacisa, na edição passada, classificou na sexta colocação e foi à final.

No fim, a torcida é para que a qualidade do jogo apresentado entre CAIXA/Brasília e Ceisc/União Corinthians seja uma das mais altas, como mostraram no primeiro turno do NBB CAIXA. Duane é o primeiro a levantar a bandeira por um jogo com alto nível de disputa. "⁠Espero muita intensidade no confronto com Brasília. Para vencer o jogo, não será diferente de qualquer outro jogo. Temos que executar o plano de jogo e jogar o nosso jogo."

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

Leia também...
19.04.2025

Com o fim da temporada regular, começam as oitavas dos Playoffs do NBB CAIXA 2024/25 nesta terça-feira (22/04); confira como ficaram os confrontos, datas e horários dos jogos

18.04.2025

TV Cultura

17.04.2025

Disney+/ESPN

17.04.2025

Jogo entre Bauru Basket e R10 Score Vasco da Gama terá um componente a mais do que a disputa direta por posições: Alex e Marquinhos podem protagonizar último duelo das lendas