Uma amizade sem fronteiras e tão duradoura. Por vezes, o basquete proporciona amizades entre jogadores que não atuaram no mesmo time, mas que a vida conduz para essa proximidade. Assim, Gui Deodato e Marquinhos, duas lendas do NBB CAIXA, não atuaram em um mesmo clube, em uma mesma temporada do principal campeonato de basquete do País. Mas seus laços fraternos extrapolam as quatro linhas. No entanto, os alas do Flamengo e R10 Score Vasco da Gama, defenderão seus interesses no Clássico dos Milhões que ocorre no Maracanãzinho, no domingo (26/01), às 11h. Amigos, amigos, Copa Super 8 à parte.
Em 2002, o então garoto de 11 anos aspirante a jogador de basquete, Guilherme Pereira Deodato, assistia em sua cidade natal, Bauru, o promissor jogador recém-profissional, Marcus Vinícius Vieira, sete anos mais velho, jogar pelo time da cidade e ser campeão nacional, vindo de um ano estreando no Corinthians. Ali despertou o interesse da criança em trilhar o mesmo caminho e a idolatria pelo jogador que viu brilhar na ocasião.
23 anos depois, ambos se tornaram referência no cenário nacional e colecionadores de títulos e recordes no NBB CAIXA. Guilherme virou Gui Deodato, campeão com o mesmo Bauru Basket na temporada 2016/17 e bicampeão da Copa Super 8, em 2022 com o KTO Minas e na edição passada com o Flamengo. Em 2025, pode igualar Olivinha e ficar atrás apenas de seus companheiros Franco Balbi e Jhonatan Luz, como jogador com mais títulos da competição mata-mata, alcançando o tricampeonato e, por consequência o tetra dos outros dois jogadores do Rubro-Negro. Participando das 17 temporadas, é o sétimo jogador da história com mais partidas (531) e 14º em pontos (5239).
Por outro lado, Marcus virou Marquinhos, um dos únicos três jogadores com seis títulos de NBB CAIXA na história, também bicampeão da Copa Super 8 com a camisa do rival carioca (2018 e 2021), podendo igualar Balbi, Luz e Olivinha e deixar seu amigo para trás. Também foi campeão da Basketball Champions League Americas. Está em sua temporada de despedida, sendo a última Copa de sua carreira, vem logo após seu amigo na contagem de partidas da história do NBB CAIXA (522), com uma temporada a menos, e é o segundo maior pontuador da história (8946).
Apesar dessa longevidade dos dois, nunca jogaram lado a lado no NBB CAIXA, mas já se enfrentaram 31 vezes na competição, com vantagem para Marquinhos (22 a 9). Quis o destino que os dois maiores pontuadores da Copa Super 8 se encontrassem já nas quartas de final de 2025. Gui tem 212 pontos anotados em 14 partidas (é o terceiro com mais jogos e tem a terceira melhor média entre jogadores com 10 jogos ou mais na competição: 15,14), enquanto Marquinhos anotou 259 pontos em 15 partidas (é o segundo jogador com mais jogos e tem a melhor média entre jogadores com 10 jogos ou mais na competição: 17,27 pontos por partida).
Toda essa história dos amigos fica para depois do duelo entre os rivais cariocas. A hora que a bola subir, Gui Deodato colaborará para que o Rubro-Negro vá atrás do tetracampeonato e se isole ainda mais como maior vencedor da Super 8. "O Flamengo chega muito forte, com a mentalidade de ser campeão. Ser campeão é parte da cultura do Flamengo e todo mundo está bem adaptado, é a nossa primeira chance de levantar um título nessa temporada e chegamos muito forte, com muita responsabilidade, com muito respeito ao nosso trabalho, que é mais importante. E o time é muito experiente, que é o ponto forte. Saber jogar esses jogos que são cruciais, jogo a jogo. A força do time é muito grande, temos um elenco extenso que pode suprir qualquer peça, qualquer ausência o tempo todo."
Marquinhos quer impulsionar o R10 Score Vasco da Gama a subir um degrau a mais do que na campanha da Copa Super 8 de 2024, quando o Cruzmaltino estreou na competição mas parou nas quartas de final. "Tivemos uma semana muito boa de treinamentos, fator que pouco tivemos ao longo da temporada. Isso é bom para o elenco todo, falo do meu caso que tive lesão, o Paulo (Scheuer), o Paulichi também sentiu e voltou à tempo. Poucas vezes no primeiro turno do NBB CAIXA tivemos o elenco todo à disposição para treinar e crescer como time. Esses oito dias trazem uma confiança enorme para fazermos um grande jogo no domingo."
Na temporada 2024/25, Gui Deodato e Marquinhos tiveram mais um ponto em comum. As duas referências para seus times tiveram lesão e desfalcaram as equipes em algum momento. "É muito difícil, foi uma lesão muito difícil para mim, porque, não só me tirava fora de quadra, mas também me atrapalhava no dia a dia, foi muito duro conviver com essa lesão. Mas agora finalmente eu estou bem, vou estar inteiro para jogar, sabendo que clássico se vence. Se tratando de Flamengo e Vasco, sabemos a rivalidade que o jogo trás, a dificuldade pode ser superada com a cabeça no lugar, certamente será um jogaço", lembrou Gui Deodato.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
"Somos dois jogadores muito importantes para nossas equipes. O Deodato é um pontuador nato, grande defensor também. Aqui no R10 Score Vasco da Gama, sou um elo com muitos jogadores (Jamaal, Paulichi, Humberto, Eddy...). Nessa questão de ser uma referência, é usar o exemplo para treinar bem e chegar bem preparado para o duelo", explicou Marquinhos.
"Enfrentar o Marquinhos é sempre especial. É um cara que eu cresci vendo ele jogar, desde os tempos que ele era do Bauru, é um craque, um cara que sou fã e é um amigo fora das quadras. Tivemos oportunidades de estarmos juntos em outros momentos e eu admiro. Mas a hora que a bola subir, fica o respeito, porém é um jogo de mata-mata, os dois querendo vencer, independente de lesão que possa ter acontecido, nada vai nos atrapalhar nesse momento", completou Gui Deodato.
Os amigos divergem nas opiniões sobre o Flamengo ter o mando de quadra, o que faz o R10 Score Vasco da Gama estar sem torcida no ginásio. "É importante, mas não preponderante. São duas equipes que sabem o poder de um jogo único, pode ter uma pressão de ter que vencer na sua casa. O fundamental é acorda bem, é uma situação típica com o jogo às 11h da manhã. Temos que ter uma boa noite de sono, uma boa regeneração e chegarmos confiantes para esse jogo", alertou Marquinhos.
Já para Gui... "é muito importante, em termos de classificação, que conquistamos a vantagem para ter esse jogo em casa. É um duelo importante e jogar junto com nossa torcida é um apoio fundamental, jogar em uma quadra que estamos muito mais habituados pode fazer diferença. Então, é aproveitar esse jogo em casa para, de alguma maneira, se sentir mais confortável".
Mas os dois, conhecendo o caminho das pedras e sendo bicampeões da Copa Super 8, concordam no que é preciso para levantar o troféu. "Por ser um campeonato de tiro curto, é tudo ou nada nessa primeira partida. Temos que fazer um jogo equilibrado, tanto no lado ofensivo como no defensivo. Temos que estar atentos aos rebotes, é um ponto chave do nosso jogo. Quando dominamos os rebotes, vencemos o líder do NBB CAIXA, quando não dominamos, perdemos para equipes da parte de baixo da tabela. É ser defensivamente sólido e ofensivamente com a procura pelo melhor arremesso e cuidar muito bem da bola", alertou Marquinhos.
"Um campeonato de tiro curto é um pouco 'mais do mesmo' dentro da filosofia que já vivemos pelo calendário que temos no Flamengo. É viver o jogo a jogo, sempre em ambiente de decisão. Cada dia que antecede o jogo, o treinamento, o estudo, se colocar em posição de decisão, elevar o nível, principalmente, mental, pois físico e tático já estamos prontos. No ano passado tivemos sucesso dessa forma, com esse poder mental para mostrarmos nossa força, jogando jogo a jogo e é isso que vamos fazer novamente", finalizou Gui Deodato.
O duelo entre os amigos e rivais terá transmissão do sportv, FlaTV+ e NBB BasquetPass e não perder nenhum detalhe de como os alas se comportarão um de frente para o outro.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Com o fim da temporada regular, começam as oitavas dos Playoffs do NBB CAIXA 2024/25 nesta terça-feira (22/04); confira como ficaram os confrontos, datas e horários dos jogos
TV Cultura
Disney+/ESPN
Jogo entre Bauru Basket e R10 Score Vasco da Gama terá um componente a mais do que a disputa direta por posições: Alex e Marquinhos podem protagonizar último duelo das lendas