Neste domingo, 16 de março de 2025, no Ginásio Municipal Gualberto Moreira, em Sorocaba, interior de São Paulo, começou a sétima edição da Liga Ouro, organizada pela Liga Nacional de Basquete. E foi uma estreia de ouro, com o embate entre a Liga Sorocabana de Basquete e o Cruzeiro Basquete. O primeiro triunfo foi para o time mandante, que venceu por 70 a 68. Foi o tapinha inicial na busca por um lugar na elite nacional.
Foram quase seis anos desde a final da Liga Ouro entre Unifacisa e São Paulo, no dia 31 de maio de 2019, vencida pelo time paraibano. Um novo capítulo começou a ser escrito entre seis equipes, mostrando que o basquete nacional segue sua crescente e querido pelas cidades que abraçam seus times. No caso da cidade interiorana de São Paulo, tudo estava calmo nos arredores do ginásio e só tinha cheiro de pipoca e churrasco na sua chegada. Porém, a torcida chegou e compareceu em grande número, minutos antes da bola subir.
A primeira posse foi para a Liga Sorocabana, que terminou com uma forte defesa cruzeirense. Demorou cinco posses e quase dois minutos até a primeira cesta, uma bandeja na infiltração do armador do time da casa, Lucas Zibecchi, que competiu no NBB CAIXA da temporada 2023/24 pelo Botafogo. O time da casa teve uma corrida inicial de 7 a 0, com Zibecchi e o ala Lucas Monteiro, que é irmão mais velho do armador do Corinthians, Jamelão. Contudo, o Cruzeiro também mostrou seu valor durante o primeiro período, como no lance de enterrada que Nique Coleman, que estava no Fortaleza Basquete Cearense/CFO, protagonizou. A parcial terminou em 15 a 11 para a LSB.
O segundo quarto foi o momento em houve a primeira virada de placar, quando o ala/pivô do Cruzeiro, Daniel Frederico, acertou um arremesso de fora do perímetro, para deixar o placar em 21 a 19 para o time visitante. Daniel esteve nas últimas três temporadas no elenco do KTO Minas. O time mineiro saiu do 19 a 15 contra para 25 a 19 a favor. Victão, ala/pivô que era do Pato Basquete, teve um dos bons momentos da LSB, com uma bola de três que diminuiu a distância. No entanto, o Cabuloso fez 21 a 12 e foi para o intervalo vencendo por 32 a 27. Lucas Monteiro era o cestinha da LSB com sete pontos, mesma pontuação do pivô cruzeirense, Wesley Sena.
+ Confira as fotos do jogo entre Liga Sorocabana e Cruzeiro
O retorno teve uma LSB buscando a reação com uma bola de três do armador norte-americano DeAnthony Tipler, deixando o placar em 39 a 39. Antes disso, os dois times voltaram com muita energia e que se reverteu em uma correria frenética. A bola do estadunidense de Mississipi colocou uma injeção de ânimo na torcida, que já tinha o grito de "Vamos, Sorocaba" mais efusivo. De fato, a torcida entrou para pressionar mais os lances adversários no terceiro quarto, motivada pela ação do time dentro de quadra. Mas Tipler pagou um preço caro, já que, em um das jogadas seguintes, aterrissou errado e precisou ser carregado para o banco de reservas. O Cruzeiro chegou a empatar com Túlio, ala do Flamengo na última Liga de Desenvolvimento de Basquete, mas o armador Akin Irae tratou de deixar o time mandantes em vantagem de dois pontos, 51 a 49.
O duelo se tornou mais físico e com uma briga mais intensa, principalmente dentro do garrafão. Afinal, valia a primeira vitória na Liga Ouro. Assim, o nervosismo refletiu na baixa pontuação do quarto, que faltando quatro minutos era de 8 a 4 para o time visitante. Aos poucos, o Cabuloso se distanciou no placar. Túlio recebeu uma assistência de Lucas Lima para converter uma bola de três, que fez a diferença chegar em oito no 65 a 57. Mesmo assim, a LSB não se deu por vencida e encostou com o arremesso de dentro da zona pintada do ala/pivô Danilo Penteado. O empate veio faltando 20 segundos, com uma bola de três do mesmo ala/pivô, com o 68 a 68.
O Cruzeiro teve a bola do jogo, mas Alê Ludwig errou, a bola bateu no aro e Victão puxou contra ataque dando um tapa por cima de Alê e enterrando para dar números finais ao confronto. O mesmo ginásio que recebeu show de Toquinho e Vinícius, Caetano e Elis Regina, viu outro grande show com a torcida vibrando como a muito tempo não se via. A Liga Sorocabana de Basquete é a primeira equipe a vencer uma partida na Liga Ouro de 2025.
Danilo Penteado e Wesley Sena foram os maiores pontuadores de seus respectivos times, empatados com 16 pontos. Victão, heroi da partida, descreveu os momentos finais em quadra. "Eu dei um toco, fomos para o contra ataque e o Danilo matou. Na outra jogada, fizemos uma boa defesa. Cada bola tem que ser como se fosse a última. A hora que eu vi a bola pingando, pensei: 'essa é minha!' Estamos desde janeiro treinando forte e sem parar. A recompensa veio, isso é o que mais vale."
A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.
Pivô que começa a Liga Ouro sendo destaque de seu time, Wesley Sena, do Cruzeiro, revive a experiência de disputar a competição por um time mineiro, buscando o título dessa vez
Danilo Penteado é o primeiro destaque da Liga Ouro, ao ser o cestinha da Liga Sorocabana na primeira vitória; ala/pivô encara a competição como um novo começo para sua carreira
Liga Sorocabana de Basquete e Cruzeiro Basquete se enfrentam no jogo de abertura da Liga Ouro 2025, neste domingo (16/03), em Sorocaba; Basket Osasco e Minas Tênis Clube B também entram em quadra
Basket Osasco, Cruzeiro Basquete, Liga Sorocabana, Pinheiros B, Minas Tênis Clube B e Vitória estão na disputa da divisão de acesso ao NBB CAIXA