NBB

Media Guide - Semfinais - Flamengo x Sesi Franca - NBB 2024/25

2º x 3º

23.05.2025  |  56 visualizações

FLAMENGO (2º) X SESI FRANCA (3º)

PLAYOFFS NBB CAIXA 2024/25 – SEMIFINAL

Jogo 1 – 24/05 (Sábado) – 17h – Pedrocão (sportv, TV Cultura, Flamengo TV+ e NBB BasquetPass)
Jogo 2 – 27/05 (Terça-feira) – 20h – Tijuca (sportv, Flamengo TV+ e NBB BasquetPass)
Jogo 3 – 29/05 (Quinta-feira) – 20h – Tijuca (sportv, Flamengo TV+ e NBB BasquetPass)
Jogo 4 (se necessário) – 01/06 (Domingo) – 11h – Pedrocão (sportv, Flamengo TV+ e NBB BasquetPass)
Jogo 5 (se necessário) – 03/06 (Terça-feira) – 21h – Tijuca (sportv, Flamengo TV+ e NBB BasquetPass)

CURIOSIDADES E ESTATÍSTICAS DO CONFRONTO

O que está em jogo?

É a segunda série que se abre nas semifinais da temporada 2024/25 do NBB CAIXA. Quem vencer segue para a grande decisão, para o perdedor é fim de temporada. Será a sexta vez na história do confronto que Flamengo e Sesi Franca se encontram em qualquer fase de playoffs. Anteriormente, já se enfrentaram também na semifinal da temporada 2009/10 e da temporada 2010/11, com uma vitória para cada lado. Além disso, tiveram as disputas dos títulos de 2018/19, 2021/22 e 2023/24, com a primeira vencida pelo Rubro-Negro e as últimas duas pelo Rolo Compressor.

O Flamengo está na sua 16ª edição de playoffs, ao lado de Sesi Franca e Bauru, como as três equipes que estiveram em todas as edições anteriores. O Rubro-Negro detém todos os recordes quando se trata dessa fase, já que conquistou sete títulos de dez finais que chegou. Nenhum outro clube chegou em tantas finais de NBB CAIXA. Além disso, teve quatro semifinais e uma quartas de final, ou seja, nunca parou nas oitavas. Isso também se deve a sempre ter se classificado entre os quatro primeiros que já lhe dava direito de começar nas quartas. Na temporada passada foi finalista, fazendo 9v/3d no total de sua campanha, até cair para o Sesi Franca (3-1). Nessas 16 edições, detém o recorde de partidas (150), o melhor aproveitamento (69,3%) e o maior número de vitórias (104), com 46 derrotas. Contra o Caxias do Sul Basquete, nas oitavas, se tornou o primeiro a conquistar 100 vitórias em playoffs. Nesta temporada, esteve sempre nas primeiras colocações durante os dois turnos. Foi à final da Copa Super 8 com a segunda campanha do primeiro turno e derrotou o KTO/Minas na Arena UniBH. Não foi o suficiente para a manutenção de Gustavinho de Conti no cargo de treinador. Veio o argentino Sergio “Oveja” Hernández e o time ficou ainda mais avassalador. Fechou o segundo turno com a segunda colocação. Acaba de vir do título da Basketball Champions League Americas (BCLA), derrotando Sesi Franca e Boca Juniors, que lhe garantiu vaga ao Intercontinental, em Cingapura. Nos playoffs, precisou de 3 a 1 tanto para passar do Caxias do Sul nas oitavas quanto para passar do Corinthians nas quartas. Campanha 1ª Fase + playoffs: 42 jogos – 32v/10d (76,1% – 2º Lugar/ 3-1/ 3-1)

Já o Sesi Franca Basquete também está em sua 16ª edição de playoffs em 16 temporadas que o NBB CAIXA chegou até essa fase, sendo a segunda equipe com mais jogos e a segunda com mais vitórias. É o atual tricampeão, com os títulos conquistados de forma consecutiva, como suas melhores campanhas. Além disso, teve mais dois vices, uma semifinal, oito quartas e uma oitava. Na temporada passada, foi 2º na classificação e fez 14 jogos, com um total de 11v3d para a consagração do título em cima do Flamengo, com 3 a 1 na final. Nas 16 participações, tem 133 jogos de playoffs, com 60,9% de aproveitamento (81v e 52d). Nesta temporada, teve um começo atípico, com Lucas Dias afastado por pubalgia. Mas esteve entre os oito primeiros, tendo se classificado em 3º no primeiro turno para enfrentar justamente o Pinheiros nas quartas da Copa Super 8. Venceu por 91 a 59, mas perdeu nas semifinais para o Flamengo. Oscilou no segundo turno, mas também terminou em 3º. Vem de uma derrota dolorosa, novamente para o Flamengo, na semifinal da BCLA, competição que terminou com o terceiro lugar. Nos playoffs do NBB CAIXA, foi uma das duas equipes que varreu sua série de oitavas, contra o Pato Basquete, mas foi o único time que precisou levar até o jogo 5 nas quartas, contra o Pinheiros. Campanha 1ª Fase + playoffs: 42 jogos – 31v/11d (73,8% – 3º Lugar/ 3-0/ 3-2)

Vantagem rubro-negra no geral, vantagem francana nos playoffs

Flamengo e Sesi Franca já enfrentaram 53 vezes na história do NBB CAIXA, com 29 vitórias do Rubro-Negro (55%) e 24 do Rolo Compressor (45%).

O histórico em playoffs das equipes começa na semifinal da segunda edição do NBB CAIXA. Na temporada 2009/10, o Flamengo defendia o título e foi para a final novamente ao fazer 3 a 1 na série, de virada. Na última partida, de placar 86 a 85, Marcelinho Machado foi o cestinha para o time carioca, com 21 pontos, empatado com o hoje técnico Helinho Garcia, pelo lado francano.

Na temporada seguinte, veio o troco do Sesi Franca na mesma fase semifinal. Uma varrida de 3 a 0, que promoveu a primeira final da equipe. Curiosamente, os dois times saíram derrotados para o Lobos Brasília na decisão. No jogo que garantiu a classificação, com 91 a 78, Benite foi o cestinha do Sesi Franca, com 24 pontos, contra 27 de Marcelinho. Ou seja, só de semifinais, o confronto atual será um desempate.

Mas Flamengo x Sesi Franca não é considerado a maior rivalidade da história do basquete nacional à toa. Nada menos do que três títulos entre as equipes foram decididos nas últimas cinco edições de finais do NBB CAIXA.

A começar por 2018/19, temporada na qual o Flamengo voltou a ser campeão depois de duas temporadas e se sagrou hexacampeão da competição. Uma série que teve duas viradas para o Rubro-Negro vencer por 3 a 2, no Pedrocão, com 81 a 72 do último jogo e Marquinhos como cestinha, com 18 pontos, empatado com David Jackson.

O empate significou o primeiro título da competição da história para o Sesi Franca, na temporada 2021/22. O time sofreu uma derrota fora, quando já tinha faturado as duas primeiras e fez o 3 a 1 dentro do Pedrocão, com 80 a 65. Lucas Dias fez duplo-duplo, com 19 pontos e 14 rebotes, contra 24 pontos de Rafa Mineiro.

Por fim, na temporada passada, o Sesi Franca passou à frente no confronto direto de playoffs, ao conquistar o tricampeonato seguido, dentro do Maracanãzinho. O time francano começou vencendo, sofreu o empate e emplacou duas vitórias seguidas, a última com 69 a 59, com David Jackson anotando 14 pontos para ser o cestinha, contra o duplo-duplo de Gui Deodato, com 19 pontos e 11 rebotes.

No primeiro turno, o Flamengo levou a melhor no Maracanãzinho, 88 a 65, com Jordan Williams anotando 17 pontos. Na volta, 97 a 91 para o Sesi Franca, no Pedrocão, com Didi fazendo 21 pontos, no jogo que antecedia o encontro dos dois na semifinal da BCLA.

Resultado de maior vantagem: Flamengo 93 x 62 Sesi Franca (05/12/20 – 1º Turno)

Resultado de maior pontuação de um time: Sesi Franca 101 x 91 Flamengo (21/01/11 – 1º Turno)

Lei do Ex

Talvez a maior Lei do Ex que já existiu na história do NBB CAIXA é um personagem que é um dos maiores vencedores de toda a competição. Jhonatan Luz tem seis título seguidos do campeonato, empatado com Marquinhos e Olivinha, mas o único a conseguir de forma consecutiva e por três clubes diferentes. O primeiro foi com o Paulistano/CORPe, depois dois com o Flamengo e os últimos três ao lado do Sesi Franca. O ala já tinha uma passagem nas temporadas de 2012/13 e 2013/14 com o time francano antes de seu retorno vitorioso. Ao todo, 202 de seus 582 jogos no NBB CAIXA foram com a camisa do time do interior paulista, antes da segunda ida ao Rubro-Negro. Ele também é o único atleta a conquistar BLCA (3x) e Copa Super 8 (4x) pelos dois clubes.

Nascido e criado em Franca, Alexey competiu nas categorias de base e iniciou sua carreira como profissional na Capital do Basquete. Desde a edição de 2013 da Liga de Desenvolvimento de Basquete, o armador competiu seguidamente por quatro anos nesse campeonato com o Sesi Franca. Fez sua estreia no NBB CAIXA na temporada 2014/15, atuando por três jogos. Foram cinco temporadas e 80 jogos.

Outro que iniciou sua trajetória no Sesi Franca foi Didi Louzada, com as três primeiras temporadas do NBB CAIXA pela equipe francana. Foi jogar no exterior, quando voltou, na temporada passada, foi para o Flamengo. Venceu a Copa Super 8, mas perdeu a decisão do NBB CAIXA contra seu ex-time e atuou com a camisa Rubro-Negra 44 vezes antes de ter seu retorno ao time que o projetou.

O pivô Rafael Hettsheimeir teve sua 5ª e 6ª temporadas das 11 de NBB CAIXA, com o Sesi Franca antes de sua primeira ida ao Flamengo, sendo campeão na temporada 2020/21. Retornou na temporada 2022/23 e somou 69 jogos com a camisa Rubro-Negra. E regressou nessa temporada ao Sesi Franca.

A temporada de estreia do ala norte-americano David Jackson foi com o Flamengo, atuando por 38 partidas. Na sua segunda estadia no Sesi Franca, está desde a temporada 2021/22, ou seja, nos três títulos.

“Clube dos 500” x Super Pontuadores

14 atletas na história do NBB CAIXA já romperam a marca dos 500 jogos disputados.

Pelo lado do Flamengo, o capitão vencedor do Jogo das Estrelas 2025, Jhonatan Luz começa a série empatado com Alex, do Bauru Basket, na segunda colocação de atletas com mais partidas na história do NBB CAIXA (582). Os dois só estão atrás de Larry Taylor (584). No jogo 2, Jhonatan estará empatado com os outros dois como o jogador com mais partidas na história e, a partir do jogo 3, a corrida é direta contra Alex para saber quem terá mais jogos na história da competição. Seu companheiro de equipe, Gui Deodato é o sétimo na lista (551).

No Sesi Franca, David Jackson e Lucas Dias estão no Top-10 pontuadores de toda a história do NBB CAIXA. DJ é o sétimo, com 6359 pontos, que o torna o terceiro estrangeiro com mais pontos na competição, atrás de Shamell e Larry Taylor. Já LD está um posto abaixo, em 8º, com 6191 pontos, superando Jefferson Willian durante a série de quartas de final contra o Pinheiros.

*Todos os números apresentados são de antes do confronto se iniciar.

Destaques individuais

Pelo Flamengo, Alexey Borges é o líder em quadra, ditando o ritmo da equipe. Em sua décima temporada no NBB CAIXA, o armador de 29 anos tem números importantes, principalmente no fundamento do passe. Foi eleito MVP da BCLA e da Copa Super 8, com possibilidades reais de ser o primeiro MVP nas três competições na mesma temporada. No NBB CAIXA, são 8,29 assistências por jogo, o seu melhor desempenho da carreira (2º da temporada). Ainda tem médias de 13,07 pontos (líder do time) e 3,36 rebotes (6º no time) para 18,69 de eficiência (líder do time e terceiro geral).

Pelo lado do Sesi Franca, não tem outro. Candidato a MVP da temporada, capitão no Jogo das Estrelas 2025 e em sua décima temporada no NBB CAIXA, o ala/armador que completa 29 anos no jogo 1 da semifinal, Georginho lidera as estatísticas do time nos quatro principais quesitos: pontos (14,64 – 8º de todo NBB CAIXA), rebotes (8,48 – líder geral), assistências (5,60 – 5º) e eficiência (21,83 – líder geral).

Ataque x Defesa

Os números coletivos foram coletados antes de começar as semifinais.

O Flamengo tem o segundo melhor ataque do NBB CAIXA, com 84,5 pontos por partida. Já o Sesi Franca tem o ataque que mais pontuou, com 84,7 pontos por jogo.

Do lado defensivo, o Flamengo é o 5º time que menos sofreu pontos na atual edição, com 76 pontos sofridos por partida. Já o Sesi Franca é o terceiro menos vazado, com 75,1 pontos sofridos por partida.

Cestinhas

As colocações dos atletas levam como critério ter atuado em pelo menos 17 partidas (metade da temporada regular e já considerando os playoffs). Por isso, pode apresentar diferença com as colocações na ordem do site.

O armador Alexey Borges é o cestinha do Flamengo e o 25º melhor da temporada, com 13,07 pontos por jogo. Além dele, os outros dois principais cestinhas do time são Jordan Williams (11,9 pts/ 32º) e Gui Deodato (11,3 pts/ 41º).

O ala/armador Georginho é o cestinha do Sesi Franca e o 7º melhor da temporada, com 14,6 pontos por jogo. Além dele, os outros dois principais cestinhas do time são Lucas Dias (14,6 pts/ 8º) e Didi Louzada (14,3 pts/ 12º).

Garçons

O armador Alexey Borges é o líder do Flamengo no quesito e segundo maior garçom de todo o NBB CAIXA nessa temporada, com 8,2 assistências por partida. O Rubro-Negro é o segundo entre as equipes, com 19,1 por jogo.

O ala/armador Georginho é o líder de assistências do Sesi Franca, com 5,6 por jogo, 5º de todo NBB CAIXA. O time está na 6ª colocação dentre os que mais servem os companheiros entre si, com 17,9 por jogo.

Reboteiros

O pivô Ruan Miranda retornou e tomou conta do garrafão do Flamengo, com 5,7 rebotes por jogo, sendo o 20º maior da temporada 2024/25. Entre as equipes, o Rubro-Negro é o 4º que mais coleta rebotes, com 39,3 por partida.

Pelo Sesi Franca, o ala/armador Georginho é o principal reboteiro, com 8,4 rebotes por partida e é o maior da temporada. No aspecto coletivo, o time ocupa o 16º lugar, com 35,2 rebotes por jogo.

Roubadas de bola

Alexey teve 65 bolas roubadas para o Flamengo, sendo o terceiro de todo o NBB CAIXA. O Rubro-Negro é o líder, com 7,9 por jogo.

Georginho teve 70 bolas roubadas para o Sesi Franca, sendo o segundo de todo o campeonato. O Rolo Compressor é o 6º, com 7,5 por jogo.

Tocos

Ruan deu 19 tocos para o Flamengo, está em 20º de todo NBB CAIXA. O time é o 9º, com 2 por jogo.

Georginho deu 26 tocos para o Sesi Franca, é o 10º de todo NBB CAIXA. O time é o segundo, com 2,3 por jogo.

Cuidando da bola

O Flamengo é o 5º time que menos cometeu erros na temporada, com 12,7 turnovers por jogo. O Sesi Franca é o segundo que menos cometeu erros com 11,9 por partida.

 

O CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Fundado em 1895, o Flamengo participou de todas as temporadas do NBB CAIXA e levantou a taça sete vezes. Confira os títulos do Mengão:

Campeonato Carioca (49): 1932, 1933, 1934, 1935, 1948, 1949, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1962, 1964, 1975, 1977, 1982, 1984, 1985, 1986, 1990, 1994, 1995, 1996, 1998, 1999, 2002, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023

Campeonato Brasileiro (1): 2008

NBB CAIXA (7): 2008/09, 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2018/19 e 2020/21

Copa Super 8 (3): 2018, 2021 e 2024

Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões: 1953

Liga Sul-Americana (1): 2009

Liga das Américas (1): 2014

BCLA (1): 2020/21

Copa Intercontinental da FIBA (2): 2014 e 2022

Liga de Desenvolvimento de Basquete (2): 2011 e 2013

ELENCO

Armadores: Balbi (6), Yan (20), Alexey (47), Gueiros (92)

Ala/armador: Shaq Johnson (22)

Alas: Gui Deodato (1), Luan (3), Jhonatan (7), Williams (8)

Ala/pivôs: Kayo (23) e Siewert (24)

Pivôs: Gallizzi (83), Ruan Miranda (30) e Lucas Milchevski (91)

CONTRATAÇÕES

Alexey (Crailsheim Merlins/ALE), Shaq Johnson (Penãrol/URU), Jhonatan Luz (Sesi Franca), Siewert (São Paulo), Gallizzi (Quimsa/ARG), Jordan Williams (Hebraica y Macabi/URU), Ruan Miranda (Venados de Mazatlan/MEX)

DESTAQUE

Gui Deodato
Com 16 temporadas de NBB CAIXA no currículo, Gui Deodato é um dos jogadores mais longevos do campeonato. Atuou por sete temporadas seguidas no Bauru Basket, foi uma temporada para o Rio Claro e voltou para ser campeão, no único título da equipe do interior paulista. Atuou três LDB (2011 a 2013) com o mesmo clube formador.

Teve uma temporada no Vasco, uma Mogi Basquete, uma no Minas e retornou mais uma vez ao Bauru. Na segunda passagem pelo Minas na temporada 2021/22, conquistou a Copa Super 8. Além disso, acumulou de prêmios individuais de Destaque Jovem de 2011/12, Evolução na mesma temporada e na seguinte e foi eleito o Melhor Ala da última temporada.

É o sétimo jogador com mais partidas na história do NBB CAIXA e entrou no Top-15 dos maiores pontuadores já na temporada 2024/25, com 5456 pontos (14º).

TÉCNICO – Sergio Hernández

Com um currículo recheado de títulos, Sergio Hernandez está em sua segunda passagem pelo NBB CAIXA. Atualmente no Flamengo, o treinador argentino comandou o UniCEUB/BRB/Brasília na temporada 2013/14. Oveja, como é conhecido, comandou um elenco composto por nomes como Nezinho, Alex Garcia e Guilherme Giovannoni.

Na fase de classificação do NBB CAIXA, o Brasília conquistou 21 vitórias e 11 derrotas (65,6% de aproveitamento), fechando na terceira colocação. E caiu nas quartas de final para o São José por 3 a 0.

A principal conquista do argentino com o Brasília foi o título da Liga Sul-Americana, em 2013, com uma vitória sobre o Atlético Aguada, do Uruguai, por 93 a 81, mesmo diante de muito barulho da fanática torcida local que lotou o Palácio Peñarol, em Montevidéu.

Oveja tem uma carreira bastante vitoriosa, com destaque para o bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e o vice-campeonato mundial em 2019, ambos pela seleção da Argentina.

Títulos:

– Liga Sul-Americana (2013)

CAMPANHA NOS PLAYOFFS 2024/25

OITAVAS DE FINAL

Caxias do Sul Basquete 52 x 98 Flamengo

Flamengo 76 x 78 Caxias do Sul Basquete

Flamengo 80 x 77 Caxias do Sul Basquete

Caxias do Sul Basquete 63 x 86 Flamengo

QUARTAS DE FINAL

Corinthians 88 x 94 Flamengo

Flamengo 73 x 90 Corinthians

Flamengo 85 x 82 Corinthians

Corinthians 78 x 80 Flamengo

Campanha em casa: 16v5d/ Campanha fora: 16v/5d (Fase regular + Playoffs)

Destaques do Flamengo nos playoffs, com pontuação como indicador principal:

Shaq Jonhson: 12,2 pts, 4,2 rbts e 2,3 assists para 14,1 de efi.

Alexey Borges: 12,1 pts, 3,3 rbts e 7,5 assists para 18 de efi.

Ruan Miranda: 12 pts, 7 rbts para 14,7 de efi.

 

O SESI FRANCA BASQUETE

Fundado em 1959, o Sesi Franca é um dos times mais tradicionais da história do basquete brasileiro. Por conta disso, a cidade do interior paulista foi coroada como “Capital do Basquete”. O time terminou em segundo lugar na última temporada regular, mas se sagrou campeão pela terceira vez seguida. Confira os principais títulos dos atuais tricampeões do NBB CAIXA:

Campeonato Paulista: 1973, 1975, 1976, 1977, 1988, 1990, 1992, 1997, 2000, 2006, 2007, 2018, 2019, 2020, 2022 e 2024
Campeonato Brasileiro:
1971, 1974, 1975, 1980, 1981, 1990, 1991, 1993, 1997, 1998 e 1999
NBB CAIXA:
2021/22, 2022/23 e 2023/24
Copa Super 8:
2020 e 2023
Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões:
1974, 1975, 1977, 1980, 1990 e 1991
Campeonato Pan-Americano:
1993, 1994, 1997 e 1999
Liga Sul-Americana:
2018
BCLA:
2022/23
Copa Intercontinental da FIBA:
2023
Liga de Desenvolvimento de Basquete:
2016

ELENCO 

Armadores: João Machini (1), Facundo Corvalán (7)

Ala/armadores: Georginho (14), David Jackson (32), Vini Santos (34), Zu Jr. (58)

Alas: Didi Louzada (0), David Chaves (4), Piá (13), Hinkle (73)

Ala/pivôs: Lucas Dias (9), João Paulo (12), Nathan (43)

Pivôs: Vitor Hugo (16), Hettsheimeir (30), Wesley (21)

CONTRATAÇÕES

Corvalán (Unifacisa), Georginho (Ratiopharm ULM/ALE), Didi Louzada (Flamengo) e Rafael Hettsheimeir (Corinthians), Wesley (Panteras de Aguascalientes), David Chaves (São Paulo)

DESTAQUE

David Jackson
Um dos maiores estrangeiros da história do basquete brasileiro, David Jackson está na sua 12ª temporada no NBB CAIXA, sendo a sexta com a camisa do Sesi Franca. O americano foi eleito o MVP da temporada 13/14, conquistou 4 vezes o prêmio de Estrangeiro do Ano (14, 15, 20 e 21) e 4 vezes o prêmio de Ala do Ano (14, 19, 21 e 23).

Considerado por muitos o atleta mais eficiente do Brasil, David Jackson chutou para 45% nas bolas de 3 e 57% nas bolas de 2 em todos os seus 12 anos de NBB CAIXA. Ele iniciou sua jornada na elite do basquete brasileiro no Flamengo, em 2011, e teve passagens por Limeira, onde foi MVP, Vasco e Minas. Na última temporada, suas médias foram de 11,9 pontos, 3,9 rebotes, 3,1 assistências e 14,2 de eficiência, quando foi importante na conquista do tricampeonato do Sesi Franca.

É atualmente o sétimo maior cestinha da história do NBB CAIXA, com 6359 pontos.

TÉCNICO – Helinho Garcia

Depois de brilhar como armador durante quase duas décadas, Helinho Garcia mantém o sucesso no basquete brasileiro, agora na beira da quadra. Desde a temporada 2016/2017, o consagrado ex-jogador, que foi campeão nacional por Franca, Vasco da Gama e Uberlândia, comanda o Sesi Franca Basquete, seguindo os passos de seu pai, o lendário Hélio Rubens.

Após um começo complicado, Helinho se consolidou na nova função e hoje está entre os técnicos mais vencedores do NBB CAIXA. São três títulos consecutivos do maior campeonato de basquete do País: 2021/22, 2022/23 e 2023/24. Além disso, ele ganhou o prêmio Ary Vidal de Técnico do Ano por duas vezes consecutivas.

Helinho Garcia também conquistou o título do Copa Intercontinental FIBA e Basketball Champions League Américas (BCLA) em 2023, foi campeão duas vezes da Copa Super 8 (2019 e 2023) e levantou o troféu ainda da Liga Sul-Americana de 2018, além de cinco taças do Campeonato Paulista (2018, 2019, 2020, 2022 e 2024).

Títulos:

– 3x NBB CAIXA (2021/22, 2022/23 e 2023/24)
– Copa Intercontinental FIBA 2023
– Basketball Champions League Américas 2022/23
– 2x Copa Super 8 (2019 e 2023)
– Liga Sul-Americana de 2018
– 5x Campeonato Paulista (2018, 2019, 2020, 2022 e 2024)

CAMPANHA NOS PLAYOFFS 2024/25

OITAVAS DE FINAL

Pato Basquete 91 x 96 Sesi Franca

Sesi Franca 84 x 65 Pato Basquete

Sesi Franca 101 x 82 Pato Basquete

QUARTAS DE FINAL

Pinheiros 76 x 89 Sesi Franca

Sesi Franca 70 x 71 Pinheiros

Sesi Franca 92 x 69 Pinheiros

Pinheiros 72 x 66 Sesi Franca

Sesi Franca 83 x 58 Pinheiros

Campanha em casa: 18v4d/ Campanha fora: 13v/7d (Fase regular + Playoffs)

Destaques do Sesi Franca nos playoffs, com pontuação como indicador principal:

Didi Louzada: 17,3 pts, 3,8 rbts e 1,7 assists para 15,3 de efi.

Lucas Dias: 17,1 pts, 4,2 rbts e 2,13 assists para 17,7 de efi.

Georginho: 13,7 pts, 8,1 rbts e 4,5 assists para 19,6 de efi.

 

NÚMEROS GERAIS DA HISTÓRIA DOS PLAYOFFS

16 edições de playoffs, sem contar a temporada 2019/20, que não foi possível chegar ao mata-mata.

Ao todo, 32 times já estiveram nos playoffs do NBB CAIXA ao longo dos anos. De todos que se classificaram para a atual edição, não há estreantes.

Ao todo, foram disputados 655 jogos na história dos playoffs do NBB CAIXA. A primeira edição foi a única que teve oito times classificados e já na fase de quartas de final, por isso foi a edição com menos jogos da história, com 27 partidas.

Inegavelmente, a pandemia da Covid-19 não permitiu que a temporada 2019/20 tivesse playoffs e na temporada seguinte, os cuidados da Liga promoveram uma versão mais enxuta do mata-mata, com 28 partidas. Tanto que é a única edição com um campeão que precisou de menos partidas para levantar a taça e que foi vencedor sem perder nenhuma partida, o Flamengo venceu os oito confrontos.

Por outro lado, a temporada 2016/17 é a edição com mais jogos disparados de playoffs, com 50 duelos, e a primeira que os dois finalistas (Bauru Basket e Paulistano) jogaram desde as oitavas de final.

A atual edição já teve 47 jogos entre oitavas e quartas, já superando a média história de 45 e vai bater recorde de jogos em playoffs de uma edição nas semifinais.

*Antes de iniciar as semifinais

 

Quem mais se classificou aos playoffs do NBB CAIXA

  1. Flamengo, Bauru Basket e Sesi Franca – 16 vezes;
  2. Pinheiros e Paulistano/CORPe – 15;
  3. KTO/Minas – 13;
  4. Farma Conde/São José Basketball – 10;
  5. Lobos Brasília e Desk Manager/ Mogi Basquete – 9;
  6. Fortaleza B.C./CFO – 8;
  7. Limeira, Caxias do Sul Basquete e Corinthians – 6;
  8. São Paulo, UNIFACISA e Pato Basquete – 5;
  9. Joinville, Uberlândia e R10 Score Vasco da Gama – 4;
  10. Vitória e Botafogo – 3;
  11. Araraquara, Liga Sorocabana, Palmeiras, Macaé, Rio Claro, CAIXA/Brasília e Ceisc/União Corinthians – 2 e
  12. Assis, Espírito Santo, Tijuca e VipTech/Campos Mourão Basquete – 1.

Times com mais jogos em playoffs do NBB CAIXA

  1. Flamengo – 150 jogos;
  2. Sesi Franca – 133;
  3. Bauru Basket – 132;
  4. Pinheiros – 102;
  5. Paulistano/CORPe – 99;
  6. KTO/Minas – 85;
  7. Lobos Brasília – 80;
  8. Farma Conde/São José Basketball – 71;
  9. Desk Manager/ Mogi Basquete – 68 e
  10. São Paulo – 42.

Times com os melhores aproveitamentos nos playoffs do NBB CAIXA (% de vitórias)

  1. Flamengo – 69,3%;
  2. Sesi Franca – 60,9%;
  3. Uberlândia – 58%
  4. Lobos Brasília – 57,5%;
  5. São Paulo – 57,1%;
  6. Bauru Basket – 54,5%;
  7. Desk Manager Mogi Basquete – 50%;
  8. KTO/Minas – 49,4%;
  9. Farma Conde/São José Basketball – 49,2%; e
  10. Joinville – 48,4%.

Times com mais vitórias nos playoffs do NBB CAIXA

  1. Flamengo – 104;
  2. Sesi Franca – 81;
  3. Bauru Basket – 72;
  4. Lobos Brasília – 46;
  5. Pinheiros – 44;
  6. Paulistano/CORPe – 43;
  7. KTO/Minas – 42;
  8. Farma Conde/São José Basketball – 35;
  9. Desk Manager/Mogi Basquete – 34; e
  10. São Paulo – 24.

Times com mais derrotas nos playoffs do NBB CAIXA

  1. Bauru Basket – 60;
  2. Pinheiros – 58;
  3. Paulistano/CORPe – 56;
  4. Sesi Franca – 52;
  5. Flamengo – 46;
  6. KTO/Minas – 43;
  7. Farma Conde/São José Basketball – 36;
  8. Lobos Brasília e Desk Manager/ Mogi Basquete – 34;
  9. Fortaleza B.C./CFO – 24; e
  10. Limeira – 19.

Campanhas mais bem sucedidas nos playoffs do NBB CAIXA

  1. Flamengo – 7C/ 3F/ 4S/ 1Q;
  2. Sesi Franca – 3C/ 2F/ 1S/ 8Q/ 1O;
  3. Lobos Brasília – 3C/ 1F/ 1S/ 4Q;
  4. Bauru Basket – 1C/ 2F/ 3S/ 9Q;
  5. Paulistano – 1C/ 2F/ 1S/ 5Q/ 6O;
  6. São Paulo – 2F/ 1S/ 2Q;
  7. Desk Manager/Mogi Basquete – 1F/ 4S/ 2Q/ 2O;
  8. Farma Conde/São José Basketball – 1F/ 2S/ 3Q/ 4O;
  9. Uberlândia – 1F/ 2Q/ 1O e
  10. KTO/Minas – 6S/ 1Q/ 5O.

C – Campeão, F – Final, S – Semifinal, Q – Quartas de final, O – Oitavas de final

CURIOSIDADES DOS PLAYOFFS DO NBB CAIXA

  • Ao todo, foram disputados 655 jogos na história dos playoffs do NBB CAIXA, a média de quantidade de jogos por edição é de 45 jogos;
  • Essa edição vai superar essa média já na semifinal, já que é a primeira vez com melhor de cinco jogos desde as oitavas;
  • Ao todo, 32 times já estiveram nos playoffs do NBB CAIXA ao longo dos anos;
  • Em 2008/09, foi a única edição com oito classificados, três deles não atuam há algumas temporadas: Lobos Brasília, Joinville e Limeira;
  • Na mesma temporada, foi a edição com menos jogos da história, com 27 partidas;
  • 2009/10: Primeiro playoff do NBB CAIXA que teve 12 classificados, sendo que do 5º ao 12º disputavam oitavas e os quatro melhores estavam pré-classificados para as quartas;
  • Em 2010/11 os playoffs do NBB CAIXA atingiram a marca de 100 jogos;
  • 2012/13: O primeiro time do Nordeste a classificar-se para os playoffs do NBB CAIXA foi o Fortaleza Basquete Cearense/CFO;
  • Em 2013/14, a marca em playoffs dobra no NBB CAIXA com 200 partidas de mata-mata;
  • A marca dos 300 vem na temporada 2015/16
  • 2016/17: Primeira temporada que dois times vão das oitavas até a final, com Bauru Basket vencendo Paulistano e Bauru sendo o campeão com mais jogos em uma edição de playoffs do NBB CAIXA (17), o Paulistano tem o recorde de uma edição com 18 partidas;
  • Essa temporada foi diferente, que foi a única vez que nem o campeão e nem o outro finalista não se classificaram entre os três primeiros, o Bauru Basket foi o 5º e o Paulistano o 6º;
  • 2016/17 foi tão fora da curva que foi a primeira edição que nem Flamengo, nem Lobos Brasília levantaram o troféu, foi o primeiro título do estado de São Paulo;
  • 2018/19: Flamengo é o primeiro time a atingir 100 jogos em playoffs do NBB CAIXA;
  • 201/19: Com a estruturação de um novo Brasília, as campanhas de playoffs são separadas na época de Lobos Brasília e o atual CAIXA/Brasília;
  • 2019/20: Na primeira vez que São Paulo e UNIFACISA estavam para avançar aos playoffs do NBB CAIXA, a pandemia interrompeu o campeonato;
  • 2020/21: Flamengo é o primeiro time a ser campeão sem perder partidas nos playoffs da temporada no NBB CAIXA;
  • 2020/21: Bauru Basket é o segundo time a romper 100 partidas em playoffs do NBB CAIXA;
  • 2020/21: Única temporada que o Pinheiros interrompe um período de 11 classificações seguidas aos playoffs do NBB CAIXA;
  • 2022/23: Sesi Franca é o primeiro time a jogar as cinco partidas de cada fase a partir das quartas (série cheia) e saiu campeão, também foi o terceiro time a passar das 100 partidas em playoffs do NBB CAIXA;
  • 2023/24: A contagem de partidas de playoffs rompe a marca dos 600 jogos;
  • Flamengo, Bauru Basket e Sesi Franca são as únicas equipes a participarem de todas as edições de playoffs do NBB CAIXA, tirando os três, quem detém a maior sequência de classificações seguidas é o Paulistano/CORPe, com 15 vezes, só não esteve na primeira.
Leia também...
03.07.2025

Acampamento Sub-17 acontece de 11 a 15 de julho, em São Paulo, reunindo 30 promessas do esporte para mentoria de alto rendimento com o técnico espanhol José Ramón

30.06.2025

LNB realiza clínicas para técnicos da LDB e profissionais de alto rendimento com os treinadores espanhóis José Ramón "Jota" Cuspinera e Jesús "Chus" Alfonso Mateo Díez

26.06.2025

Temporada 2024/25 se encerrou oficialmente em cerimônia que aconteceu nesta quarta-feira (25/06), no Pinheiros

21.06.2025

Alexey Borges (Flamengo), Brite (Bauru Basket) e David Sloan (Pinheiros) estão na briga pelo prêmio mais cobiçado dos Melhores do Ano, aquele concedido ao grande destaque do NBB CAIXA