O saldo da primeira edição do Nike Elite NBB Camp foi para lá de positivo. Realizado no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP), entre quinta e sexta-feira (27 e 28/07), o evento promovido em parceria entre Nike e LNB deixou um ótimo legado para a jovem geração do basquete brasileiro.
Durante os dois dias de atividades, os 23 garotos selecionados para o Camp receberam treinamentos de cinco dos principais jogadores do NBB CAIXA. Fúlvio, Larry Taylor, Shamell, Jefferson William e Murilo Becker foram os responsáveis de passar ensinamentos aos atletas de faixa etária entre 16 e 22 anos.
“Só de estar entre os selecionados para estar aqui já é algo muito gratificante. Poder participar desse Camp e receber ensinamentos de alguns dos melhores jogadores do basquete nacional é muito importante para nossa evolução profissional. Recebemos boas dicas, até mais específicas, e que com certeza ajudarão muito na nossa caminhada”, disse o ala/pivô Gabriel Jaú, de 19 anos.
No primeiro dia do evento, cada um dos “atletas estrelas” ficou responsável por treinar os jogadores de sua respectiva posição. Nas atividades, os jogadores trabalharam situações específicas dos mais variados fundamentos – passe, drible e arremesso – para aperfeiçoar o desenvolvimento técnico dos garotos.
“O Camp foi nota dez e tenho certeza que os próximos serão melhores ainda. Os meninos respeitaram muito a gente e prestaram muita atenção em todos os detalhes. Isso fez toda a diferença e deixou nosso ‘trabalho’ muito mais fácil. Esses meninos são o futuro do basquete nacional e eles se espelham em nós”, disse o norte-americano Shamell, maior cestinha da história do NBB CAIXA.
Já na sexta-feira, os grupos se misturaram para outro tipo de atividade. Desta vez, a parte tática ganhou mais importância e os garotos simularam situações reais de jogo sob comando do quinteto de estrelas. Junto deles, os técnicos Gustavo De Conti, Bruno Savignani e André Germano, além dos comentaristas e ex-jogadores Danilo Castro e Eduardo Agra e o preparador físico Diego Jeleilate, também ajudaram no comando dos treinos.
“Ficou muito feliz de participar desse Camp, de ter sido lembrado para ter essa oportunidade única. Tive a oportunidade de treinar com o Fúlvio, que é um espelho para minha posição, além de poder conviver com caras como o Agra e o Danilo, que fizeram muito pelo nosso basquete e ainda fazem, agora como comentaristas”, disse o armador Alexey, de 22 anos, eleito o Destaque Jovem do último NBB CAIXA.
Além de todas as atividades realizadas em quadra, os garotos ainda tiveram a oportunidade de escutarem relatos dos atletas experientes durante sessões de bate-papo. Na abertura do evento, inclusive, o armador Marcelinho Huertas participou do Camp e fez um discurso motivacional aos jovens jogadores.
“Foram dois dias maravilhosos. Foi o primeiro Camp como esse aqui no Brasil e foi sucesso absoluto. Os garotos estavam muito abertos a tudo e pudemos passar algumas ‘manhas’ do jogo que às vezes não é o papel do técnico ensinar. Eles (garotos) mostraram muito respeito conosco e pudemos criar até boas amizades para o futuro”, disse Jefferson William.
Com o objetivo de promover o intercâmbio entre as duas gerações de atletas do basquete nacional, o Nike Elite NBB Camp faz parte do desenvolvimento da modalidade proposto na parceria entre a LNB e a marca líder mundial em artigos esportivos firmada em janeiro deste ano.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira a lista completa dos garotos que participaram do 1º Nike Elite NBB Camp:
Time Fúlvio
Alexey (Sesi Franca) – 22 anos
Beto Fagundes (Paulistano/Corpore) – 17 anos
Georginho de Paula* - 21 anos
Stéfano Alles (Gocil/Bauru Basket) – 19 anos
Vitinho Lersch (Mogi das Cruzes/Helbor) – 22 anos
Yago Matheus (Paulistano/Corpore) – 18 anos
Time Larry Taylor
Danilo Sena (EC Pinheiros) – 18 anos
Felipe Ruivo (EC Pinheiros) – 19 anos
Gui Santos (Gocil/Bauru Basket) – 20 anos
Leonardo Colimério (São José dos Campos) – 16 anos
Time Shamell
Aquiles Ferreira (EC Pinheiros) – 19 anos
Lelê (Minas Tênis Clube) – 21 anos
Lucas Dias (Paulistano/Corpore) – 22 anos
Raphael Barros (Paulistano/Corpore) – 16 anos
Time Jefferson
Du Sommer (Paulistano/Corpore) – 23 anos
Gabriel Jaú (Gocil/Bauru Basket) – 19 anos
Lucas Cauê (EC Pinheiros) – 19 anos
Wesley Sena (Mogi das Cruzes/Helbor) – 21 anos
Time Murilo
Adriano “Big” Junior (Minas Tênis Clube) – 22 anos
João Pedro Demétrio (Sesi Franca) – 22 anos
João Vitor França (Flamengo) – 19 anos
Michael Uchendu (Gocil/Bauru Basket) – 19 anos
Vinícius Lúcio (Paulistano/Corpore) – 16 anos
*Participou como convidado
O maior NBB CAIXA da história: 20 clubes disputarão a temporada 2025/2026, que terá novidades no sistema de disputa
Acampamento Sub-17 acontece de 11 a 15 de julho, em São Paulo, reunindo 30 promessas do esporte para mentoria de alto rendimento com o técnico espanhol José Ramón
LNB realiza clínicas para técnicos da LDB e profissionais de alto rendimento com os treinadores espanhóis José Ramón "Jota" Cuspinera e Jesús "Chus" Alfonso Mateo Díez
Temporada 2024/25 se encerrou oficialmente em cerimônia que aconteceu nesta quarta-feira (25/06), no Pinheiros