NBB

NBB CAIXA - Com placar centenário, Franca vence Flamengo

Com atuação incrível no primeiro quarto, time paulista não teve dificuldades para superar rubro-negro; Botafogo, Paulistano e Bauru também vencem

23.12.2017  |  26 visualizações

Foi com um primeiro quarto espetacular que o Sesi/Franca Basquete construiu uma importante vitória sobre o Flamengo, por 100 a 82, neste sábado (23/12). Com o Ginásio Pedrocão fervendo, a equipe paulista teve uma atuação surreal nos dez minutos iniciais, construiu grande vantagem e administrou o placar na sequência da partida, chegando ao seu terceiro triunfo consecutivo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Beirando a perfeição ofensivamente, o Franca fez um primeiro quarto surreal, levando o Pedrocão à loucura. Com nove assistências distribuídas, o time paulista converteu 15 dos 16 arremessos de quadra que tentou (93,8% de aproveitamento), zerando o Flamengo nos rebotes defensivos, e anotando 36 pontos na parcial. Na defesa, mais um bom trabalho dos comandados de Helinho Garcia, que forçaram cinco erros rubro-negros e cederam apenas 13 pontos. Com isso, os donos da casa fecharam nos dez minutos iniciais com incríveis 23 pontos de vantagem.

+Confira fotos, estatísticas e a matéria completa da partida entre Franca e Flamengo

Nos dois quartos seguintes, os dois times alternaram entre bons e maus momentos e, com isso, o Franca conseguiu manter confortável, chegando aos dez minutos finais com 24 pontos de vantagem, 75 a 51. Na parcial final, o Flamengo até tentou esboçar uma reação, mas não ameaçou a equipe francana de fato, cortando a diferença para até 15 pontos no máximo (89 a 74).

Com os 100 pontos anotados nesta vitória, o Franca estabeleceu a maior marca de uma equipe no NBB CAIXA 17/18. Até então, Sendi/Bauru Basket e o próprio Flamengo detinham o recorde desta edição, de 97 pontos.

Assim como em jogos recentes, o Franca construiu sua vitória no grande trabalho coletivo realizado por seu elenco. Destaque para Léo Meindl (16 pontos e oito assistências), Rafael Mineiro (16 pontos e 12 rebotes), Cipolini (15 pontos e seis rebotes), Coelho (14 pontos e seis assistências) e Gruber (13 pontos).

Paulistano vence Vasco fora de casa e se mantém no G-4

Em dos jogos das 11 horas, O Paulistano/Corpore viveu uma manhã de altos e baixos em São Januário, mas mostrou um incrível poder de reação e saiu de quadra com uma importante vitória. Depois de abrir 21 pontos ainda no primeiro quarto, a equipe do técnico Gustavo De Conti viu o Vasco da Gama virar a partida, e abrir oito pontos, mas buscou uma nova recuperação no finalzinho, e conquistou um dramático triunfo em solo carioca, pelo placar de 77 a 71.

Com apenas cinco pontos até o último quarto, Kyle Fuller usou os dez minutos finais para se firmar como grande herói da expressiva vitória do Paulistano. Com 17 pontos em 17 tentados (3/3 nas bolas de 3 pontos) só na parcial final, o camisa 11 foi “o cara” da reação final do CAP e também o grande nome da partida. Ao todo, o ala/armador norte-americano naturalizado peruano somou 22 pontos e foi o cestinha da “batalha” de São Januário.

+Confira fotos, estatísticas e a matéria completa da partida entre Paulistano e Vasco

Na ausência de Fúlvio, a armação vascaína foi comandada pelo experiente Nezinho, de 36 anos, que teve sua melhor atuação na temporada. Com 21 pontos, sendo 14 deles durante a virada carioca no terceiro quarto, o camisa 23 ainda deu quatro assistências e totalizou 17 de eficiência.

Com o incrível resultado em São Januário, o Paulistano somou sua quinta vitória seguida e passará as festas de final de ano firme e forte no G-4, com campanha de sete triunfos em dez partidas (70% de aproveitamento). Do outro lado, o Vasco permanece na 11ª colocação, com três êxitos em dez partidas (30% de aproveitamento).

Em jogo muito disputado, Botafogo supera Campo Mourão dentro de casa

Também pela manhã, O Botafogo conquistou um resultado que vale por dois em sua atual situação. Diante de sua torcida, no Ginásio Oscar Zelaya, a equipe alvinegra venceu o Campo Mourão Basquete, com emoção até o fim, por 67 a 64, e não só deixou a lanterna do NBB CAIXA, como ainda subiu três posições e entrou na zona de classificação aos playoffs.

Assim como na partida anterior, o jovem armador Guga Ceccato foi o grande destaque da equipe carioca. O jogador, de 22 anos, quebrou seu recorde pessoal pela segunda vez seguida no NBB CAIXA, ao registrar 18 pontos (5/7 nas bolas de 2). Com mais cinco assistências e três rebotes, o camisa 10 do Fogão totalizou 22 de eficiência e também estabeleceu sua maior marca no fundamento.

+Confira fotos, estatísticas e a matéria completa da partida entre Botafogo e Campo Mourão

Pelo lado do Campo Mourão, o destaque ficou por conta de Daniel Alemão, que teve seu melhor desempenho individual na temporada, ao registrar um duplo-duplo de dez pontos e 12 rebotes, além de quatro tocos, três assistências e dois roubos de bola. Números estes, que fizeram do pivô o jogador mais eficiente da partida, com 24 de valorização.

Com o resultado, o Botafogo encerrou um jejum de seis partidas sem saber o que é vencer e subiu para o 12º lugar, com dois triunfos em nove partidas (22,2% de aproveitamento), mesma campanha do Joinville, que perde no saldo de cestas (-93 contra -69 do Fogão). Enquanto isso, o Campo Mourão caiu para a lanterna do campeonato, com campanha de dois êxitos em dez partidas (20% de aproveitamento).

Com grande atuação, Bauru volta a vencer, diante do Minas

Foi com uma bela atuação coletiva que o Sendi/Bauru Basket se despediu do Ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP). Na partida que fechou a rodada desta sábado, o atual campeão do NBB CAIXA superou o Minas Tênis Clube, por 89 a 71, se reencontrando com a vitória, após dura derrota para o Flamengo em sua última partida.

O grande forte do Bauru nesta noite foi o trabalho coletivo. Dos dez atletas que entraram em quadra pela equipe, nove anotaram pelo menos sete pontos. Destaque para Duda Machado (15 pontos), Renan Lenz (12 pontos e seis rebotes), Kendall (12 pontos e quatro assistências), Osvaldas Matulionis (12 pontos), Shilton (oito pontos e nove rebotes), Gabriel Jaú (oito pontos e sete rebotes) e Alex Garcia (sete pontos e sete assistências).

+Confira fotos, estatísticas e a matéria completa da partida entre Bauru e Minas

Se teve alguém inspirado em quadra neste jogo este foi Evan Roquemore. Um dos destaques deste início de temporada, o norte-americano liderou o Minas dentro de quadra, mas não evitou a derrota. Ao todo, foram 26 pontos para o cestinha da partida, que ainda pegou três rebotes, distribuiu quatro assistências e roubou quatro bolas, deixando a quadra também como jogador mais eficiente da partida, com 27 no quesito.

Agora, tanto Bauru quanto Minas podem aproveitar o fim do ano e só pensar novamente no NBB CAIXA em 2018. O próximo compromisso bauruense é dia 04 de janeiro, às 20 horas (de Brasília), contra o Botafogo, fora de casa, com transmissão ao vivo via Twitter. Já os mineiros voltam a atuar só no dia 05, também às 20 horas, contra o LSB/Uniso, dentro de casa, com transmissão ao vivo via Facebook.

NBB CAIXA continua em 2017

Quem achou que o NBB CAIXA estava encerrado em 2017 está muito enganado, a competição seguirá firme na última semana do ano. Entre os dias 27 e 30 deste mês, serão quatro partidas com transmissões ao vivo para o fã da bola laranja.

Confira todas as partidas da última semana do NBB CAIXA em 2017*:

- 27/12 (quarta-feira)

19h30 - Universo/Vitória x Solar Cearense (ao vivo no SporTV)

- 28/12 (quinta-feira)

20h05 - Banrisul/Caxias do Sul x Joinville/AABJ (ao vivo no Facebook)

- 29/12 (sexta-feira)

20h - EC Pinheiros x Sesi/Franca Basquete (ao vivo no Twitter)

- 30/12 (sábado)

14h - Flamengo x Vasco da Gama (ao vivo na Band e no SporTV)

*horários de Brasília

Para conferir as estatísticas completas das partidas e mais informações do NBB CAIXA acesse: lnb.com.br

As fotos das partidas do NBB CAIXA também podem ser baixadas no site oficial na sessão MÍDIA - GALERIAS:

Login: imprensa
Senha: imprensa@2017

Leia também...
05.08.2025

O maior NBB CAIXA da história: 20 clubes disputarão a temporada 2025/2026, que terá novidades no sistema de disputa

03.07.2025

Acampamento Sub-17 acontece de 11 a 15 de julho, em São Paulo, reunindo 30 promessas do esporte para mentoria de alto rendimento com o técnico espanhol José Ramón

30.06.2025

LNB realiza clínicas para técnicos da LDB e profissionais de alto rendimento com os treinadores espanhóis José Ramón "Jota" Cuspinera e Jesús "Chus" Alfonso Mateo Díez

26.06.2025

Temporada 2024/25 se encerrou oficialmente em cerimônia que aconteceu nesta quarta-feira (25/06), no Pinheiros